quarta-feira, 9 de junho de 2010

ENCONTRO ESTADUAL DA MODA NA BAHIA


"O Brasil está vivendo um rito de passagem. E chegou à hora das pessoas que fazem moda pensarem coletivamente. Hoje, finalmente sabemos que todos nós temos a ganhar com isso.Chegou à hora da gente ter os prazeres e deveres juntos. O sinal que faltava para anunciar este novo momento chegou com o MINC, Ministério da Cultura, abrindo as portas e nos provocando para assumirmos na sociedade brasileira o nosso papel cultural.

Tudo que fizemos agora, em quatro pessoas, desde a II Conferencia Nacional de Cultura, que aconteceu em Março, foi reagir a essa provocação. Estamos aqui nessa reunião com várias propostas e importantes parceiros conquistados para a caminhada.Agora é com todos nós, é com à moda da Bahia – que tem muito a crescer e que precisa, para isso, aproveitar e abrir portas.

O que precisamos é aproveitar a deixa, duramente conquistada, por artistas criadores como Gilberto Gil e gestores culturais que fazem jus ao cargo, como Juca Ferreira. Eles conseguiram provocar em 19 setores da cultura brasileira atitudes que eram proibidas – inclusive em nossas cabeças. Agora é conosco: pensar o que queremos e desenvolver instrumentos para atingir tais conquistas.

Foi assim que o MINC mobilizou e batalhou com representatividade multiplicando para 10 vezes o orçamento da cultura brasileira. Hoje o MINC cogita, ou melhor, estuda, e propõe que o façamos juntos, para a criação de um fundo específico para projetos que façam pela moda brasileira o que o mercado nunca irá fazer. Principalmente, precisamos de projetos e ações que nos afirmem como um setor importante de nossa cultura.É importante salientar também que a maneira como nós estamos organizando nosso setor até agora é a mais legitima, o mais real. Estamos organizando a moda na Bahia debaixo para cima, independente de governos, que passam, e mercados – idem.Estamos nos propondo a ver e pensar nossos problemas, buscando aliados e mobilizando todos os envolvidos, até os que não se sabem interessados, para conquistar soluções e avanços para a moda baiana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário